Dia 15 de outubro: “O que é ser professor?”

 

Por Samara Matos, na redação

Hoje é dia de comemorar uma das profissões mais importantes: a de professor. Dia 15 de outubro, é a data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e o correto aprendizado seriam praticamente impossíveis.

Alunos e ex-alunos prestigiam seus mestres, marcam nas redes sociais, mandam mensagem e relembram os momentos de ensino que, por sua vez, os professores falam de grandes momentos da carreira, apesar da crescente desvalorização da profissão, principalmente na rede pública.

??

No Brasil, o Dia do Professor teve início com o imperador D. Pedro I. Em 15 de outubro de 1827 ele instituiu um decreto criando o Ensino Elementar no Brasil. Em 1947, Salomão Becker, professor paulista, idealizou um dia de homenagens aos professores. A oficialização veio em 1963, quando o presidente João Goulart institui através do decreto federal, nº 52.682, o Dia do Professor.

Como forma de homenagear as professoras e os professores brasileiros, o Taboão em Foco conversou com profissionais de diferentes níveis e instituições e pediu: Faça uma definição particular, “O que é ser professor?”: Confira:

??

Professora Vanessa Cruz de Brito, 42 anos, professora há 24 anos, hoje é Assistente de Direção da EMEF Cel. Palimercio de Rezende em São Paulo.
“ Ser professor é muito mais que transferir conhecimento… é um exercício diário de humanizar as relações, de construir diálogos e valores que hoje em dia estão se perdendo, a sala de aula é o primeiro espaço democrático de aprendizado; e hoje é um lugar de resistência, luta e respeito por todas gerações a que eu possa vir a ter ensinar.”

??

Professor Moacir Assunção, 54 anos, leciona na Universidade São Judas, professor há 16 anos no ensino superior, jornalista e historiador, mestre em História Social pela PUC-SP, e escritor, com 13 livros publicados em edição e co-edição.
“Ser professor significa gostar de gente. Portanto, ser professor equivale ao trabalho de alguém que gosta de dividir conhecimento, se interessa pelo outro e tem interesse em repassar o (pouco) que sabe para os demais. Outro dia li uma pesquisa interessante segundo a qual o professor seria uma das profissões mais ligadas à ética que existiam. As pessoas tendem a imaginar que professores são honestos e sérios, isso me deixou muito feliz.”

??

Professora Maira Mariano, leciona há 17 anos, na educação básica e no ensino superior. Atualmente docente da rede pública e da Universidade São Judas.

“Ser professor é assumir um compromisso com o próximo. Compromisso de construir um caminho juntos, trocando saberes, sonhos, experiências. É saber que nesse compartilhar encontra- se a possibilidade de transformação de todos os envolvidos e , quiçá, da sociedade.”

??

Professor Felipe Paglia, 30 anos, tem 9 anos de profissão e leciona no Colégio Dom Pedro, em Taboão da Serra

“Ser professor é ocupar a função social de propagador do respeito. Sim! O professor é o profissional da conjugação do verbo respeitar, “Eu respeito, Tu respeitas, Ele respeita…”. Pois, em todas as outras ocupações, cada profissional já sabe, ou deveria saber, que respeitar é uma premissa das relações sociais, isto, para construirmos uma sociedade mais harmônica, daí a importância do professor. Todo professor precisa ser respeitado, e o respeito a este profissional se dará quando as salas de aula não forem superlotadas, quando tiverem um salário digno da ocupação que possuem, quando uma carreira lhes for determinada. Ser professor é ser o profissional da conjugação do verbo respeitar. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.